sexta-feira, 13 de maio de 2016

CORRIDA AO DEZ

4º ANO

OBJETIVOS: Desenvolver operações aritméticas e cálculo mental.

MATERIAIS:
• Papel
• Régua
• Lápis

ORGANIZAÇÃO DA TURMA:
 Duplas.

COMO JOGAR:
1. Entregar para cada jogador um papel para fazer uma tabela com duas colunas. No início de cada coluna devem escrever seu nome e de seu oponente.
2. Tirar par ou ímpar para saber quem inicia o jogo.
 3. O primeiro jogador escreve o número 1 ou 2 do seu lado da tabela.
 4. O segundo jogador soma mentalmente a esse número 1 ou 2 e o escreve na sua coluna o resultado.
5. Esse cálculo continua (sempre somando 1 ou 2) até que a soma da coluna de cada jogador dar 10.
6. Vence o jogador que conseguir escrever o número dez primeiro.


EXEMPLO:

• Neste jogo, Pedro começou escrevendo o número 2 em sua coluna. Luiz poderia somar 1 ou 2 ao número escrito por Pedro. Ele somou 1 e escreveu, em sua própria coluna, a soma 3.
• Pedro poderia somar 1 ou 2 ao 3 de seu colega. Mas ele optou por somar mentalmente 2 e então anotou do seu lado o resultado 5. Após isso, Luiz somou 2 ao 5 de Pedro e escreveu a soma em seu lado. E assim por diante, ao final Luiz soma 2 ao 8 de Pedro, obtendo como resultado o número 10 e, consequentemente, venceu o jogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário